Como higienizar seu smartphone contra o coronavírus
Como higienizar seu smartphone contra o coronavírus. Nunca se falou tanto em lavar as mãos. Os hábitos de higiene têm sido apontados como uma proteção importante contra o novo coronavírus, causador da covid-19. Mas não adianta caprichar no álcool em gel ou no sabonete se o seu smartphone também não estiver higienizado.
Especialistas têm apontado o uso do álcool isopropílico 70% como a melhor forma de limpar as superfícies do smartphone. O álcool comum ou a água sanitária não são recomendados, pois podem causar oxidação.
Artigo
Em um artigo publicado no site Inc., o colunista Jeff Haden lembra que a Apple costumava “torcer o nariz” contra o uso de produtos de limpeza comuns, como lenços desinfetantes, nos aparelhos iPhone. A alegação era de que certos químicos poderiam desgastar o revestimento da tela.
Mas a posição agora é diferente. Em uma página de suporte, a Apple afirma que usuários podem usar álcool isopropílico 70% ou lenços desinfetantes Clorox para limpar “suavemente” as superfícies de seu iPhone.
A recomendação inclui evitar que a umidade chegue às aberturas do aparelho, como a do carregador, não usar alvejante e não mergulhá-lo em nenhum produto de limpeza.
O colunista aponta que, ao que tudo indica, a recomendação de fazer a limpeza “suavemente” é o ponto chave. Se você precisar remover detritos do aparelho, portanto, não deveria usar um pano ou spray desinfetante.
“Obviamente, a melhor maneira de manter seu telefone livre de germes ou agentes infecciosos é deixá-lo no bolso ou na bolsa enquanto estiver em um ambiente não controlado, como uma mercearia, e tirá-lo de lá depois que tiver lavado suas mãos”, completa ele.
Haden também lembra que, segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), a propagação de pessoa para pessoa é considerada até o momento a principal forma de disseminação da covid-19. Mesmo assim, a agência recomenda que as pessoas higienizem as mãos e superfícies tocadas com frequência.
Fonte: PEGN