”O futuro do trabalho chegou”, diz referência em home office e coworking
20.maio.2020
”O futuro do trabalho chegou”, diz referência em home office e coworking.
Estado de Minas – De pequenas empresas a grandes corporações, um dos efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus foi a necessidade de adotar a atuação a distância por parte da equipe. Ou por todos os funcionários.
O trabalho em casa, conhecido pela expressão em inglês home office, ou o anywhere office (escritório em qualquer lugar) foram implantados compulsoriamente. Mas a tendência é de que, passada a crise, o que foi necessidade possa ser encarado como alternativa nas organizações. Essa é a opinião de profissionais que conhecem bem o ambiente. Como Roberta Vasconcellos, diretora-executiva de uma startup que conecta pessoas e empresas a mais de 1 mil coworkings.
Cogita-se que o futuro das atividades corporativas será distribuído e híbrido. Pessoas poderão trabalhar, ao mesmo tempo, a partir de casa, de escritórios flexíveis e coworkings. Que oferecem redução de custos com estrutura física para empresas, localização estratégica e ambientes criativos.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia apontado que 3,8 milhões de pessoas trabalhavam dentro de casa em 2018. Sendo o maior contingente verificado desde o início da série histórica, em 2012, tendo como influência a alta do trabalho informal e a reforma trabalhista. Que regulamentou o trabalho na residência.
De acordo com o IBGE, o home office correspondia a 5,2% do total de pessoas ocupadas no país. Excluídos da conta os empregados no setor público e os trabalhadores domésticos.
Aliás, importante destacar que esse movimento também está relacionado com o avanço da economia digital. Para além das empresas de tecnologia da informação, o país conta hoje com mais de 13 mil startups (empresas de base tecnológica com venda escalável de seus produtos ou serviços) em 618 cidades, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Registra ainda cerca de 1,4 mil coworkings.
Clique Aqui e confira a matéria completa.